Monday 2 April 2007

Yann Tiersen



Comecei por ouvir Yann Tiersen quando o filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain" saiu para as salas de cinema em Portugal. No filme, que passou a ser um dos meus favoritos, dei especial atenção à banda sonora. Não sabia bem quem eram os vários músicos que teriam participado no CD mas tinha que o ter. Depois de ter olhado para a parte de trás do CD reparei que todas as músicas (excepto duas) eram de um músico chamado Yann Tiersen. Nunca tinha ouvido falar! Passaram dias e dias em que apenas ouvia as músicas da banda sonora. Este músico é de facto fenomenal!!

La valse d'Amélie (Orchestra version) - *****



Yann Tiersen, nasceu em Brest, cidade francesa em 23 de Junho de 1970. Este rapaz é cantor, compositor e multi-instrumentalista francês. Tornou-se internacionalmente conhecido por compor e interpretar bandas sonoras como "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e "Good bye, Lenin!" mas a sua carreira carreira musical já data antes disso. Iniciou-se com o álbum La Valse des Monstres em 1995 onde começou a mostrar os seus dotes artísticos. Depois deste álbum lançou mais três CD's e em 2001 é convidado para compor a bando sonora de um filme que de inicio se julgava pouco promissor - O fabuloso destino de Amélie poulain.

Nesta banda sonora, Yann Tiersen leva os ouvintes por um mundo paralelo onde se pode relaxar e descansar na margem do Sena ou passear pelos campos Elísios ou mesmo pelo mercado da rua de Montmartre. Neste CD o acordeão é o instrumento base onde se podem também ouvir sons de piano e xilofone. Não existem vozes, apenas o som daqueles acordes que nos conseguem levar a mundo imaginário criado por nós.
O filme acabou por ganhar o Óscar para melhor filme estrangeiro e ficou nomeado em mais quatro categorias, faltando ganhar também o Óscar para melhor banda sonora original.

(Trailer do filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain)

Depois de Black Session em 1999, L'Absente em 2001 e C'était ici em 2002, Yann Tiersen lança em 2003 a banda sonora de "Good Bye, Lenin!". Embora nem o filme nem a banda sonora tenham tido grande impacto em Portugal, as músicas de Yann tiveram uma grande impacto em vários países sendo mais uma vez aplaudido pela critica.
Note-se que os álbuns Black Session e C'était ici foram gravados ao vivo.

(Trailer do filme Good bye Lenin!")

Em 2004 fez um ábum em conjunto com Shannon Wright e em 2005 lança o seu mais recente álbum Les retouvailles.

O moço anda em digressão mundial a apresentar o seu ultimo álbum e temas anteriores a este, passando por toda a Europa, Brasil, Uruguai, Chile, México e outros tantos países.
Quando esteve em Portugal, tive a oportunidade de ir ver o seu concerto (Graças a uma amiga que me ofereceu o bilhete, OBRIGADOO! I LOVE YOU!) que teve lugar na Aula Magna da reitoria da cidade universitária em Lisboa.
A sala estava cheia e em pulgas para ouvir os maravilhosos sons que este rapazola tinha para oferecer. Tudo o que era ouvido esperava para ouvir J'Y Suis Jamias Allé ou La Noyée ou até La Valse des Monstres.
No entanto, este músico adoptou um estilo diferente nestes últimos anos. Substituiu o acordeão e o piano por guitarras acústicas, electrónicas e similares. Desiludiu muita gente. Vi aliás dois casais a sairem da sala a meio do concerto. Estavam desiludidos. Onde está o acordeão? E o piano? Não estava.

Mesmo assim, deu um espectáculo de arrepiar a espinha com o violino, as mais de 5 guitarras, o piano, o xilofone e todos os outros instrumentos de que sabe tocar. É o musico que conheço que mais instrumentos sabe tocar.

Ficamos à espera, ou eu pelo menos fico, de ouvir num próximo concerto mais acordeão, mais violino, mais xilofone!

Quem não conhece, procure os CD's de Yann Tiersen e maravilhe-se...

Esta música chama-se "La Boulange" e é do álbum Les Retrovailles - *****




Discografia:

Álbuns:
- La valse des monstres
- Rue des cascades
- Le phare
- Tout est calme
- L'absente
- Les Retrovailles

Ao vivo:
- Black Session (1999)
- C'était ici (2002)
- On tour (2006)

Colaborações:
- François Breut - Vingt à trentemille jours (2000)
- Têtes Raides - Gratte Poil (2001)
- Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain (2001)
- The married monk (2001)
- Good bye Lenin! (2003)
- On aime On aide (2003)
- Yann Tiersen & Shannon Wright (2004)
- David Delabrosse - 13m2 (2006)

DVD:
- La traverssée (2005)
- On tour (2006)


0 comments: