Sunday 6 January 2008

Radiohead - A revolução




Os Radiohead mudaram o rumo das editoras discográficas... Decidiram lançar o novo álbum "In rainbows" por sua conta e risco e decidiram que cada um pagaria o que quisesse pelo álbum. No site oficial da banda era frizada a frase: "It's up to you... no really, it's up to you". Ou seja, cada um pagava o que queria pelo CD, incluindo zero libras (eu cá decidi pagar 4 euros)...

Bem, com esta iniciativa que propõe guerra aos downloads ilegais, os Radiohead conseguíram estar nas capas de quase todas as revistas dedicadas à música e foram eleitos a banda mais importante desde os beatles.

As suas receitas proviriam do merchandising dos concertos e da venda da caixa mais completa que traz artwork e o cd...

Dias mais tarde, Madonna decidiu terminar o seu contrato com a warner e juntar-se à live nation, uma empresa produtora de espectáculos ao vivo. Parecia o fim das editoras.

Entro numa fnac e todos os álbuns que estão no top fnac são dirigidos a um público alvo mais velho ou bastante novo. Ou seja, todos os álbuns em que os principais ouvintes tenham idade suficiente para saber o que é um download ilegal e conhecimento para o fazer não estam de certeza no top fnac... Tanto que o único tipo de música que está em crescimento é a música clássica visto que é a que está em minoria nos sites de downloads ilegais...

Bem, como conclusão OS RADIOHEAD RULAM!

Mas não posso deixar de dizer que fiquei desiludido quando soube que a partir de dia 1 de Janeiro deste ano o cd in rainbows está disponível para venda em todas as lojas... fiquei desapontado.

2 comments:

GotchyaYinYang said...

Post muito muito interessante Tiago.

A iniciativa deles foi excelente, mas acho que não é mau o álbum estar à venda, desde que continue a estar disponível nos moldes que falaste.

ps. Gosto do novo look do Musicology ;)

Ana Pena said...

Axo indecente uma pessoa que não eu postar sobre os Radiohead...tss quando afinal fui eu que reacendi a chama "Radiohead" entre vocês seus pirralhos